Região de Jundiaí recua para fase laranja no Plano SP. Esporte tem restrições

O governo de São Paulo recuou as regiões de Jundiaí e Campinas, que pertencem a Diretoria Regional de Saúde de Campinas para a fase laranja (fase 2) do Plano São Paulo, o plano de flexibilização econômica no estado. O anúncio ocorreu na tarde desta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes. Com isso o esporte terá algumas restrições a partir de agora. Academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica podem funcionar, mas em vez de 10 horas, apenas 8 horas. Essa nova reclassificação vale a partir de segunda-feira (25 de janeiro) e vai até 7 de fevereiro (daqui três domingos).

Inicialmente uma reclassificação do Plano São Paulo estava prevista para ocorrer em 5 de fevereiro, já que a 1ª classificação de 2021 ocorreu no dia 8 de janeiro, mas já teve uma em 15 de janeiro. A segunda mudança na reclassificação ocorreu após o estado ter registrado piora nos indicadores da covid-19.

Para o esporte, as mudanças são as seguintes:

- Academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica com horário reduzido de 10 para 8 horas, devendo abrir após as 6h e a academia estar fechada às 20h

- Agendamento prévio e hora marcada

- Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo

- Proibida a pratica de modalidades individuais e sem contato físico, pois somente está liberada nas cidades na fase amarela do Plano São Paulo


Esportes coletivos

Segundo o site da Secretaria Estadual de Esportes, modalidades coletivas e com contato físico direto dependem de aprovação de cada Prefeitura – podendo vetar ou não atividades como basquete amador, vôlei amador, futebol amador, futsal amador e futebol society, exceto na fase vermelha – quando apenas atividades essenciais podem ocorrer / estarem abertas.

Competições profissionais e amadoras estaduais e ou nacionais tem protocolos específicos, que devem ser aprovados ou não pela Secretaria Estadual de Esportes.

Algumas atividades – como salões de beleza, academias e parques, por exemplo – passaram a ser permitidas na fase laranja. O atendimento presencial em bares, entretanto, continua proibido.

Com a fase laranja, a região de Jundiaí e Campinas ocorre o seguinte:

- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.

- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.

- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.

- Horário de fechamento: atendimento presencial só pode ser feito até 20h.

- Parques estaduais, salões de beleza e academias: podem abrir


Competições e modalidades liberadas pela Secretaria Estadual de Esportes, de acordo com informações em seu próprio site, por terem protocolos específicos

- Futebol de campo (Campeonato Brasileiro – Séries A, B, C, D, sub-20, sub-17, aspirantes, Copa do Brasil, Campeonato Paulista – Séries A1, A2, A3 e sub-17, sub-20, sub-22, masculino e feminino)

- Modalidades coletivas com contato físico praticadas em quadra (futsal, basquete, handebol e vôlei, sendo NBB e LNF com protocolo específico)

- Automobilismo e Motociclismo

- Artes Marciais


Por Thiago Batista de Olim

Região de Jundiaí recua para fase laranja no Plano SP. Esporte tem restrições Região de Jundiaí recua para fase laranja no Plano SP. Esporte tem restrições Reviewed by Thiago Batista de Olim on 13:24 Rating: 5