Varzinos devem ficar atentos contra golpe do falso agendamento

Os varzinos, em especial os que não estão muito habituados a usar o WhatsApp, precisam ter muita atenção no momento em que a vacinação contra a covid-19 já está em curso no país. Um golpe para tentar clonar o aplicativo de mensagens e, logo, conseguir dinheiro em nome da vítima, é o de se apresentar como representante do “Ministério Público da Saúde”, órgão que inclusive não existe. O golpista diz que está entrando em contato para fazer o falso agendamento — para isso, pede que a pessoa envie o código recebido via SMS. Caso a vítima envie o número, o golpista consegue clonar o WhatsApp de quem recebeu o código.


Orientações para evitar o golpe:

  • Habilitar a “confirmação em duas etapas” – no WhatsApp,
  • clicar em “Configurações/ Ajustes”; clicar em “Conta” e depois em “Confirmação em duas etapas”. Em seguida, habilite a senha de seis dígitos.
  • Jamais enviar para qualquer pessoa o código de seis números que chegar por torpedo SMS.


Caso já tenha enviado o código e caído no golpe, enviar e-mail para support@whatsapp.com, pedindo a desativação temporária de sua conta do WhatsApp. Explique o que ocorreu, informando o número de WhatsApp. Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o com o seu número de celular.


Caso suspeite que está sofrendo algum desses golpes, entrar em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou Polícia Civil, pelo 197. O atendimento é 24 horas, em qualquer dia da semana.


Agendamento da vacinação em Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista orienta que o cadastro para receber a vacinação na cidade deve ser feito por meio do formulário disponível no link: http://bit.ly/2Mgze8Y.


Neste momento, profissionais de saúde que atuam na cidade e moradores de 90 anos ou mais devem fazer, por meio do mesmo link, além do cadastro, o agendamento da vacinação, para poder ser imunizados.


Os idosos de 90 anos ou mais que estão acamados devem fazer o cadastro e agendamento por meio do link http://bit.ly/39K6IL3.


Quem está acamado, mas não tem essa idade também já pode fazer o cadastro no mesmo link. Além desse formulário, todos os interessados em receber a vacina devem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo:  http://vacinaja.sp.gov.br/. O telefone para tirar dúvidas sobre o agendamento é (11) 97281-9727. 

Varzinos devem ficar atentos contra golpe do falso agendamento Varzinos devem ficar atentos contra golpe do falso agendamento Reviewed by Redação Esporte Jundiaí on 13:00 Rating: 5