Jundiaí mantém funcionamento de serviços essenciais na fase vermelha - Esporte Jundiaí

Propagandas

Jundiaí mantém funcionamento de serviços essenciais na fase vermelha

Os atendimentos públicos em saúde, educação e transporte, em Jundiaí serão mantidos sem alterações durante o período de vigência da fase vermelha do Plano São Paulo de Retomada Econômica, que se inicia neste sábado (6) e prossegue até sexta-feira (19). Os setores classificados como não essenciais permanecem fechados durante o período e, aqueles autorizados ao funcionamento, conforme o decreto 29.789 de 0 de março de 2020, devem atender rigorosamente os protocolos sanitários específicos. Clique aqui para ler o decreto de 5 de março de 2021.


Na fase vermelha são permitidas as seguintes atividades, pois são considerados serviços essenciais o funcionamento de setores da saúde, transporte, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e igrejas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.


Ficam proibidos na fase vermelha a abertura de shoppings, comércio de rua, galerias, consumo local em bares e restaurantes, abertura de salões de beleza e barbearia e realização de eventos, convenções e atividades culturais. Academias esportivas de qualquer tipo, como também abrir quadras de futebol society e clubes esportivos estão vetadas na fase vermelha.


A manutenção das atividades escolares em Jundiaí é embasada em dados validados pelas Unidades de Gestão de Educação e Promoção da Saúde, bem como a priorização das atividades ao ar livre, assim como estabelece o desemparedamento implantando na rede municipal. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), o contingente de educadores contaminados pelo vírus Sars-CoV-2 desde o dia 1 de fevereiro foi de 25 pessoas, sem contaminação interna ao ambiente escolar, em um cenário de movimentação de mais de 20 mil pessoas entre profissionais e estudantes.


Transporte

As mesmas 6 mil viagens que foram realizadas diariamente no último mês pelo transporte público, em Jundiaí, serão mantidas na fase vermelha, desta forma, contando com maior oferta que durante o pico do ano anterior.


Além dos totens de álcool em gel disponíveis nos terminais de transporte público, a Prefeitura irá instalar mais dispositivos para uso da população. Outra medida, será a intensificação das orientações por técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde para a atenção às regras sanitárias de proteção individual e coletiva.


A higienização dos veículos – já realizada com lavagens e aplicação de produto sanitizante – deverá ser intensificada, bem como a limpeza dos espaços das plataformas.


A classificação na fase vermelha foi estabelecida para o prazo de sábado (6) até a sexta-feira, 19. “As medidas mais intensas de restrição têm por objetivo conter o avanço do vírus reduzindo a circulação de pessoas e, consequentemente, do Sars-CoV-2. Neste momento, diferentemente do vivenciado no ano passado, quando as pessoas estavam em casa, a ocupação dos leitos tem a concorrência das demais demandas, como acidentes, além da covid-19”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.


O gestor da Saúde ainda reforça que, os atendimentos em Saúde realizados no serviços não terão alteração ou suspensão, mantendo as agendas já feitas e os atendimentos de acolhimento da população.

Postar um comentário

0 Comentários