Indefinidos, Jogos Regionais e Jogos Abertos tem regulamento para 2021 - Esporte Jundiaí Indefinidos, Jogos Regionais e Jogos Abertos tem regulamento para 2021

Apesar de estarem indefinidos para serem realizados em 2021, em virtude da pandemia da covid-19, a Secretaria de Esportes de Estado de São Paulo já soltou os regulamentos dos Jogos Abertos e Jogos Regionais para 2021. Até o momento o calendário oficial de eventos da Secretaria está suspenso por conta da pandemia.

Uma das grandes mudanças para 2021 é a inclusão da categoria sub-23 nas duas competições para diversas modalidades, especialmente as coletivas. A volta de uma categoria até 23 anos atende um pedido antigo de várias cidades, inclusive Jundiaí.

Serão disputados sub-23 as seguintes modalidades em ambas as competições: badminton, basquete, damas, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Na categoria livre serão as seguintes modalidades nos dois eventos: atletismo, badminton, basquete, biribol (apenas masculino), bocha (apenas masculino), capoeira, ciclismo, damas, futebol (apenas feminino), futsal, ginástica artística, ginástica rítmica (apenas feminino), handebol, judô, caratê, malha (masculino ou misto), natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Na categoria livre, apenas nos Jogos Abertos ocorrem as disputas do boxe, kickboxing, supino raw (disputa mista) e wrestling. O boxe ainda nos Jogos Abertos na categoria sub-18 e o supino raw – modo sub junior na categoria sub-15 (apenas masculino).

O futebol masculino continua apenas sub-20 enquanto a ginástica artística feminina tem o sub-14 e a ginástica artística masculina tem o sub-16 e a ginástica rítmica feminina tem no sub-14.

Segundo o regulamento dos Jogos Regionais, se classificam para os Jogos Abertos, na categoria livre as duas melhores cidades em cada modalidade e sexo na classificação final de cada região e no sub-23 as duas melhores cidades em cada modalidade e sexo na classificação final de cada região.

No atletismo e natação classificam-se o primeiro colocado por prova e sexo de cada região dos Jogos Regionais, mais os atletas que obtiverem índice. Na capoeira, ciclismo, judô, karatê e taekwondo classificam-se os atletas campeões de cada região dos Jogos Regionais por sexo, peso ou prova, caso sua equipe não tenha se classificado via os Jogos Regionais. Na ginástica artística a classificação será por ranking das oito regiões esportivas, classificando-se 16 cidades e na ginástica rítmica a classificação será por ranking das oito regiões se classificando 20 municípios. No regulamento dos Jogos Abertos não tem como um atleta pode se classificar para disputa do boxe, kickboxing e supino raw.

Para apuração da cidade campeã geral permanece o regulamento dos últimos anos: será vencedora a cidade que somar mais pontos. Em cada categoria, sexo e modalidade a pontuação, seja nos Jogos Abertos, seja nos Jogos Regionais, é a seguinte: 9 pontos para o campeão, 7 para o vice-campeão, 6 pontos para o terceiro colocado, 5 pontos para o quarto colocado, 4 pontos para o quinto colocado, 3 pontos para o sexto colocado, 2 pontos para o sétimo colocado e 1 pontos para o oitavo colocado.