Palmeiras vence no Equador e pela 5ª vez seguida chega às 8ªs de final da Libertadores - Esporte Jundiaí Palmeiras vence no Equador e pela 5ª vez seguida chega às 8ªs de final da Libertadores

O Palmeiras está pela quinta temporada seguida nas oitavas de final da Copa Libertadores. Nesta terça-feira, o alviverde venceu o Independiente Del Valle por 1 a 0, em Quito, no Equador e com duas rodadas de antecipação o Verdão garantiu passagem para as oitavas de final.

Das últimas seis participações, apenas na primeira, em 2016, o Palmeiras não passou a fase de grupos. Nas temporadas 2018, 2019 e 2020 passou ainda das oitavas de final. O Verdão busca o terceiro título da maior competição sul-americana, o segundo consecutivo.

Com o resultado, o Palmeiras lidera o grupo A com 12 pontos e tem oito de vantagem para o Del Valle, terceiro colocado da chave. Caso nesta quarta-feira, o Defensa Y Justicia (2º no grupo com 4 pontos) não vença o Universitário (último e sem pontuar na chave), em Lima, o alviverde já garante de forma antecipada o primeiro lugar da chave.

No primeiro tempo, o ataque do Palmeiras ficou seis vezes em impedimento. Só que aos 40 minutos, o posicionamento para ficar no limite da posição legal deu certo, e Luiz Adriano ficou na cara do goleiro rival, Ramirez. O arqueiro do time equatoriano não teve outra alternativa se não cometer o pênalti no 10 palmeirense. Raphael Veiga, aos 42 minutos, cobrou a sua 14ª penalidade pelo alviverde e converteu pela 14ª vez, decretando o 1 a 0 para o Palmeiras no intervalo.

No segundo tempo, até pelas alterações do treinador Abel Ferreira, o Palmeiras foi recuando, recuando e recuando muito. Apesar de ter pouca a bola nos pés, pouco sofreu, apesar da bola sempre rondar a grande área de defesa do Verdão.

No fim, o Palmeiras teve maturidade e gás para segurar o resultado e voltar a São Paulo com os três pontos e a classificação antecipada. Agora o Palmeiras deve jogar suas forças para o Campeonato Paulista, quando na sexta-feira enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista, às 19h30, em confronto único das quartas de final.


Foto: Cesar Grecco / Palmeiras