Paulista conquistou duas vezes o “Cinturão do futebol brasileiro”! Entenda... - Esporte Jundiaí

Propagandas

Paulista conquistou duas vezes o “Cinturão do futebol brasileiro”! Entenda...

O Paulista pode-se dizer que na sua história tem um título não-oficial interessante: o de campeão uma vez do “Cinturão do futebol brasileiro”. A disputa que pega desde o primeiro jogo oficial na história do futebol brasileiro traçando uma linha, onde o vencedor na partida seguinte defende o seu ‘cinturão’, onde se perder deixa o “troféu” para o rival, caso não seja derrotado, soma mais uma conquista. A disputa a cada semana você pode conferir no site cinturaobrasileiro.com e também no twitter.com/cinturaofutebol.

O Paulista conquistou o “Cinturão do futebol brasileiro” por duas oportunidades. A primeira foi em 7 de maio de 1989, em jogo da Série A2 do Paulista, quando derrotou o Nacional da capital, em casa, por 2 a 0. Na semana seguinte, em 14 de maio, o Tricolor manteve o cinturão, somando sua segunda conquista, ao ganhar do Jacareí, fora de casa, por 2 a 0. Em 18 de maio, o Galo perdeu o cinturão, ao ser derrotado no Jayme Cintra para o União de Mogi por 1 a 0.

O Paulista já enfrentou até um dos seus grandes rivais pelo “Cinturão do futebol brasileiro”. No mesmo ano de 1989, pela Série A2, a Ponte Preta defendia o cinturão, e o Galo não conseguiu “roubar”, pois foi derrotado por 2 a 0, no Moisés Lucarelli.

As outras vezes que o Paulista disputou o cinturão, como desafiante, e não conseguiu “roubar” foram as seguintes:

  • 29/01/1969 – Botafogo de Ribeirão 2 x 1 Paulista (Série A1 do Paulistão)
  • 28/05/1969 – Santos 3 x 2 Paulista (Série A1 do Paulistão)
  • 09/05/1971 – Santos 1 x 0 Paulista (Série A1 do Paulistão)
  • 20/08/1978 – Guarani 2 x 1 Paulista (Série A1 do Paulistão)
  • 21/10/1978 – Portuguesa de Desportos 1 x 0 Paulista (Série A1 do Paulistão)

Na história do “Cinturão do futebol brasileiro”, o time que mais vezes ganhou o cinturão é o Corinthians com 325 conquistas, seguido pelo Palmeiras com 323 e Santos com 248. O São Paulo é o 4º com 197 e o Flamengo é o 5º com 138.

 

O Cinturão

No futebol brasileiro, o primeiro jogo oficial em 3 de maio de 1902, no campo do Parque Antárctica, a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia por 2 a 1. Foi a primeira partida "oficial" do futebol brasileiro. Organizado pela Liga Paulista de Foot-Ball, foi o jogo inaugural do agora denominado Campeonato Paulista. Agora imagine que, por qualquer acaso do destino, o futebol evoluísse de uma maneira diferente ao longo do tempo e que os campeonatos fossem definidos como os são no boxe. Nesse esporte, um novo campeão somente surge depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquista esse cinturão - prêmio máximo do pugilismo -, ele passa a defender o título contra outros desafiantes.

Desta maneira, o time do Mackenzie College foi o primeiro vencedor do Cinturão do Futebol Brasileiro. Como detentor do cinturão, ele defendeu o posto no jogo seguinte. No dia 29 de maio, no campo do Velódromo, os mackenzistas confrontaram-se com o Sport Club Internacional. O resultado, empate em um gol, manteve o título de campeão com os estudantes.

O Mackenzie só conheceu a derrota e perdeu a posse do Cinturão em 4 de outubro de 1902, após ser superado pelo Club Athlético Paulistano. E assim se sucedeu... Jogo a jogo, com o passar dos anos.

Postar um comentário

0 Comentários