Eurocopa: Bélgica e Países Baixos se classificam para as oitavas de final - Esporte Jundiaí

Propagandas

Eurocopa: Bélgica e Países Baixos se classificam para as oitavas de final

Bélgica e Países Baixos estão classificados para as oitavas de final da Eurocopa 2020 (que ocorre em 2021). Na rodada desta quinta-feira, as duas seleções venceram, como também a Ucrânia, que segue vive na competição.

Em dois tempos com atuações bastante distintas, a Bélgica venceu a Dinamarca de virada, por 2 a 1, em Copenhague, e selou a sua vaga nas oitavas de final da Eurocopa, com seis pontos, ficando com uma das duas vagas diretas do grupo B. A Dinamarca segue em último na chave e sem pontos. Os gols foram marcados por Yussuf Poulsen, ainda no primeiro tempo para a Dinamarca, e Thorgan Hazard e Kevin De Bruyne, que sacramentaram a vitória de virada belga.

Em Amsterdã, a seleção de Países Baixos fez 2 a 0 na Áustria e garantiu a sua classificação e ainda como primeira colocada do grupo C com 6 pontos. Depay, de pênalti, aos 11 minutos de jogo, abriu o placar para os neerlandês, e depois Dumfries, aos 22 do 2º tempo, fechou o placar para os Países Baixos. A Áustria com a derrota segue com três pontos e com chances de classificação.

A Ucrânia venceu a Macedônia do Norte por 2 a 1, em Budapeste, na Hungria, pela segunda rodada do grupo C da Eurocopa. Os gols da partida foram marcados por Yarmolenko, Yaremchuk, para a Ucrânia, e Alioski, para a Macedônia. Com esse resultado, a seleção ucraniana chegou aos três pontos e segue viva na briga por uma vaga nas oitavas de final. Já a Macedônia fica numa situação muito difícil e com grande possibilidade de eliminação.

A Eurocopa continua nesta sexta-feira com mais três jogos. À Às 10h, Suécia e Eslováquia se enfrentam. Na sequência, às 13h, a Croácia encara a Tchéquia. Fechando o dia, o clássico da Grã-Bretanha, às 16h: Inglaterra versus Escócia.


Nota de história – Países Baixos e não Holanda

Países Baixos é a tradução em português de Nederland, que no original neerlandês é "Neder-landen", que literalmente significa "terras baixas".

O país se denomina assim por causa de sua localização geográfica, parcialmente abaixo do nível médio do mar.

A denominação "Holanda" vem do nome da região homônima que se encontra no oeste do país, dividida em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. Ambas dominaram a região por muito tempo.

É por isso que existem os holandeses, mas os habitantes de uma das outras 10 províncias não são conhecidos como tais. Nem os habitantes de seus territórios do Caribe (Aruba, Curaçao e São Martinho). É essa divisão em 12 províncias que levou ao nome no plural, e não no singular (País Baixo, no caso).


Nota de história – Tchéquia e não República Tcheca

O nome oficial do país continua a ser República Checa, mas Chéquia será a sua designação curta, tal como Portugal o é para o nome oficial da República Portuguesa ou França para República Francesa. No entanto, é aconselhável usar a forma abreviada (Tchéquia) em situações que não requerem o uso do nome na forma oficial, como por exemplo em eventos esportivos, marketing, etc.

Postar um comentário

0 Comentários