Itatiba receberá projeto de formação em esporte educacional - Esporte Jundiaí

Propagandas

Itatiba receberá projeto de formação em esporte educacional

Itatiba foi uma das cidades convidadas pelo Instituto Esporte & Educação para participar do projeto Escolas Ativas, parceria que prevê a capacitação de 120 pessoas, envolvendo 38 escolas da rede municipal de ensino. A gestão do projeto na cidade ficará a cargo da Secretaria de Educação e não trará qualquer tipo de custo para o município.

Criado pela ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação dará início à capacitação dos profissionais que participarão do projeto já no mês de agosto. As atividades seguem até novembro. Serão, ao todo, quatro módulos com um mês de duração cada, incluindo dois webinários por módulo (conferências de educação online), que garantirão ao final a certificação a todos os participantes.

Cada escola terá direito a indicar três pessoas, que podem ser profissionais da educação, professores ou mesmo alguém da comunidade para implantar o plano de ação, com o objetivo de democratizar o acesso das crianças ao esporte e à educação física de qualidade.

O objetivo principal é qualificar a prática pedagógica de professores e gestores com conteúdos teóricos e práticos com eixo no movimento, saúde e educação integral. "Atualmente existem três classificações para a prática esportiva: a educacional, a de participação e lazer, e a de rendimento. Neste caso, nós vamos utilizar a prática esportiva como uma ferramenta de educação. A medida, inclusive, tende a tornar a escola mais atraente para as crianças, ainda mais depois de um longo período de pandemia", diz a professora municipal Luciana Camargo, uma das responsáveis pela gestão da parceria.

O Projeto Escolas Ativas já está presente em 12 cidades de sete estados brasileiros e Itatiba será integrada neste segundo semestre, junto com outros municípios como Jacareí, também no interior de São Paulo, Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e Canguaretama, no Rio Grande do Norte.

Vale destacar que Itatiba já foi parceira em outros projetos do Instituto Esporte & Educação por 12 anos, entre 2005 e 2017. Esse fator foi fundamental para que a cidade fosse convidada para participar do projeto Escolas Ativas.

Postar um comentário

0 Comentários