Jogos Olímpicos de Tóquio não terá nenhum atleta de Jundiaí e região - Esporte Jundiaí Jogos Olímpicos de Tóquio não terá nenhum atleta de Jundiaí e região

Um sinal de alerta deve ser ligado em Jundiaí e em todas as cidades da região. Nenhum atleta de Jundiaí, Itatiba, Louveira, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Cabreúva, Várzea Paulista e Jarinu estará presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam oficialmente nesta sexta-feira, com a cerimônia de abertura. Isso mesmo, entre os 302 atletas da delegação brasileira nenhum é destas cidades que compõem a região de Jundiaí, o chamado Aglomerado Urbano de Jundiaí (exceto Itatiba).

O atleta nascido em cidade mais próxima a Jundiaí e que está nos Jogos Olímpicos é o lateral-direito do futebol masculino, Gabriel Menino. O jogador do Palmeiras nasceu em Morungaba, cidade que faz divisa com Itatiba. Morungaba fica 48,5km de Jundiaí.

Na Olímpiada do Rio de Janeiro, em 2016, Jundiaí teve três atletas participando dos Jogos Olímpicos: Rudá Franco no polo aquático, Vitor Benite no basquete masculino e Tainá Paixão no basquete feminino. Curiosamente tanto o basquete masculino/feminino como o polo aquático masculino do Brasil não conquistaram vaga nos Jogos de Tóquio. Outro atleta considerado “jundiaiense” que esteve no Rio-2016 no basquete masculino foi Rafa Luz, que desde a sua infância morava na cidade – ele nasceu em Araçatuba.