Olimpíadas: Prova de classificação do tiro com arco tem quebra de recorde olímpico - Esporte Jundiaí Olimpíadas: Prova de classificação do tiro com arco tem quebra de recorde olímpico

E já tem recorde olímpico no primeiro dia de eventos individuais nos Jogos de Tóquio, antes mesmo da abertura oficial. Durante a rodada de classificação do tiro com arco feminino, na noite desta quinta (dia 22 no horário de Brasília), quatro atletas - três coreanas e uma mexicana - bateram a antiga marca que era dos Jogos de Atlanta, em 1996. A competição de classificação define os confrontos da primeira fase, a partir de segunda-feira, dia 26, às 21h30.

A nova detentora do recorde olímpico é a sul-coreana An San. Com impressionantes 36 disparos para 10 pontos - 16 deles exatamente no meio do alvo -, An conquistou 680 pontos, superando a marca da ucraniana Lina Herasymenko, que marcou 673 nos Jogos de Atlanta, em 1996.

Outras duas sul-coreanas fecharam o top 3, também passando da marca de Herasymenko. Jang Minhee e Kang Chaeyoung - atual recordista mundial com 692 pontos - marcaram 677 e 675 pontos, respectivamente. A mexicana Alejandra Valencia também passou do antigo recorde olímpico, marcando 674 pontos e ficando em quarto lugar.

A representante brasileira Ane Marcelle dos Santos ficou em 33º lugar, com 636 pontos, e vai enfrentar a mexicana Ana Vazquez, que terminou uma posição acima, com um ponto a mais. Quem passar do duelo enfrenta a nova recordista olímpica An San.

No masculino, Marcus D'Almeida terminou na 40ª posição, com 651 pontos. Na estreia no individual, ele vai encarar o britânico Patrick Huston. As disputas individuais começam na noite da próxima segunda (26), às 21h30 (horário de Brasília). 

Porém, o resultado não classificou a dupla mista do Brasil, formada por Ane Marcelle dos Santos e Marcus D'Almeida, para a chave. Para se classificar, na soma das pontuações, a equipe precisaria ficar entre os 16 melhores times. Eles ficaram em 20º lugar, 10 pontos atrás de Bangladesh, que ficou com a última vaga.


Foto: Divulgação - COI