Skatista se torna a atleta mais jovem a conquistar uma medalha pelo Brasil nos Jogos Olímpicos - Esporte Jundiaí Skatista se torna a atleta mais jovem a conquistar uma medalha pelo Brasil nos Jogos Olímpicos


A noite de domingo / madrugada de segunda-feira entrou literalmente para a história do esporte brasileiro. A skatista Rayssa Leal conquistou a medalha de prata e se tornou a atleta brasileira mais jovem a conquista uma medalha em toda história dos Jogos Olímpicos. No começo da madrugada de domingo ela terminou em 2º lugar na disputa final do skate street, em Tóquio. Rayssa, que tem o apelido de Fadinha, competiu com 13 anos, 7 meses e 22 dias, quebrando de longe o recorde. O ouro foi para a japonesa Momiji Nishiya com 15,26. Fadinha terminou a prata com 14,64. O bronze foi para a japonesa Funa Nakayama com 14,49.

Rayssa somente de entrar na pista quebrou um recorde: de atleta mais jovem a competir na história das Olímpiadas pelo Brasil. Ela superou a nadadora Talita Rodrigues, que tinha 13 anos e 11 meses quando disputou os Jogos de Londres-1948. Só que a jovem de Imperatriz, interior do Maranhão, queria mais, e colocar seu nome na grande história de medalhistas olímpicos do Brasil e conseguiu.

Até o sábado, a atleta mais jovem a conquistar uma medalha pelo Brasil foi a corredora Rosângela Santos no atletismo, que conquistou o bronze aos 17 anos, 8 meses e 2 dias em 2008. Só que essa medalha não veio no dia da conquista. Rosângela Santos, do atletismo, foi considerada medalhista em 2016, aos 25 anos. No entanto, a prova que a levou à conquista ocorreu eu 2008, o 4x100m rasos no atletismo. Ela recebeu o bronze anos depois, quando a equipe da Rússia foi desclassificada por doping. Mas, na ocasião da prova, ela tinha 17 anos e 8 meses. 

A segunda brasileira mais jovem a ser medalhista até então era a meio-campista Renata Costa, do futebol, que foi prata na edição de 2004 aos 18 anos, 1 mês e 18 dias. O homem mais jovem a conquistar uma medalha foi Jorge Fernandes, no revezamento 4x200m livre na natação, onde foi bronze em 1980 aos 18 anos, 3 anos e 20 dias.

O atleta brasileiro mais jovem a conquistar uma medalha de ouro continua sendo o atacante do futebol, Gabriel Jesus, que subiu no lugar mais alto do pódio na Rio-2016 com 19 anos e 4 meses.


Foto: Wander Roberto/COB