Alunos e famílias aprendem a jogar xadrez em aula em escola de Jundiaí - Esporte Jundiaí Alunos e famílias aprendem a jogar xadrez em aula em escola de Jundiaí

Com o objetivo de ensinar o xadrez para alunos, a professora de educação física Karina de Campos, da escola municipal Ivo de Bona, aproveitou o período de ensino remoto para também envolver as famílias na aprendizagem. O jogo que estimula habilidades como autonomia, autoconfiança e tomada de decisão é também uma oportunidade a mais para atividades em família.

Frente às aulas pelo sistema on-line, a educadora levou o xadrez para dentro das casas dos alunos. “Foram diversas etapas, desde as regras, sequências do jogo, introdução de peça a peça, até a construção do tabuleiro com materiais alternativos em casa. Além de desenvolver as habilidades nas crianças, foi uma oportunidade de integrar a família. O xadrez é um esporte que pode ser praticado por todas as idades”, explica Karina.

A família do aluno Gabriel Silva de Oliveira participa ativamente da vida escolar e as aulas ajudaram a desmistificar o jogo. “Em casa, pensávamos que o xadrez era difícil e no começo fiquei receosa, pois pensei que por eles serem pequenos, não conseguiriam entender. Mas a professora Karina ensinou sobre cada uma das peças e as regras. A família aprendeu junto com o Gabriel e fizemos o tabuleiro em casa. Essa interação com o xadrez foi incrível”, comentou a mãe Márcia Priscila Silva.

A interação família-escola é incentivada pelo programa Escola Inovadora. “A família é o centro que permeia a vida das crianças. Por isso, a Educação de Jundiaí entende que a aproximação dos responsáveis e da escola possibilita aumento na assimilação daquilo que é ensinado. Todos são parceiros e responsáveis pela educação de qualidade”, considera o prefeito Luiz Fernando Machado.

A gestora de educação, Vastí Ferrari Marques ainda lembra que a educação de boa qualidade passa pela formação dos profissionais de educação. “Sempre oferecemos capacitações e formações para que os educadores possam se desenvolver e superar os desafios da profissão. As aulas de xadrez são mais um exemplo de que nossos professores estão sempre em busca do melhor para os nossos meninos e meninas da rede municipal de ensino”, conclui.

Com o retorno das aulas presenciais, os alunos da professora Karina agora podem, além de jogar em casa em família, também praticar a atividade com os colegas de classe, em um tabuleiro com peças gigantes.