Campo Limpo Paulista recebe título de polo oficial do projeto de mini-handebol - Esporte Jundiaí Campo Limpo Paulista recebe título de polo oficial do projeto de mini-handebol

A Unidade de Gestão de Esportes e Lazer de Campo Limpo Paulista teve aprovação por parte da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) como Futuro Polo Chancelado de Mini Handebol. Com essa certificação, a cidade será reconhecida nacionalmente como uma unidade oficial da Confederação Brasileira de Handebol, colocando a cidade em posição destaque no cenário nacional, junto com outras cidades.

Este primeiro e importante passo foi conquistado devido aos bons resultados e brilhante trabalho que era realizado pelo projeto Gol de Mão, tendo como responsável o professor da modalidade, Alexandre Martins. É importante lembrar que o projeto foi criado no mandato de gestão do prefeito Luiz Braz, em 2002.

O professor destaca a falta de apoio ao projeto nos últimos anos. “Sem apoio, infelizmente não teve como levar o projeto adiante. Mas o handebol retorna agora com força total e já começamos com este importante título.”

Com este título, agora será possível ter acesso à importantes materiais para aulas e eventos, tais como: adaptações personalizadas de traves para o mini handebol, banners com brincadeiras diversas e material gráfico completo para divulgação e personalização de quadras com o logotipo do programa Mini Handebol Brasil. A cidade também deverá receber, periodicamente, cursos, consultorias e certificações de maneira gratuita e oficial.

O gestor da Unidade de Esportes e Lazer, Cleber Ulisses, ressalta o empenho do prefeito Luiz na busca por recursos para a construção de novos equipamentos de esportes. “Estamos trabalhando muito para colocar a cidade em destaque no cenário esportivo. Aproveitamos esses primeiros meses sem atividades presenciais para concentrarmos nossas ações na elaboração e cadastramento de projetos e este reconhecimento já é uma vitória. Com esta conquista o handebol de Campo Limpo Paulista voltará de maneira brilhante, alinhado ao desenvolvimento da criança não só como futuro atleta, mas também na formação como cidadão”, finaliza o gestor.


Saiba mais sobre a modalidade

O mini-handebol é uma atividade de iniciação aos princípios do handebol, que visa trabalhar de forma adaptada, lúdica e integral todo o processo de ensino dos movimentos, ações, aplicações e particularidades aos jogos com ou sem bola para crianças de 5 a 10 anos de idade. Mais do que um jogo, o mini-handebol é uma filosofia que valoriza o jogo infantil, isto é, inclui prazer, diversão, aventura, por meio de jogos, brincadeiras, exercícios, situações e atividades que respeitem as características, individualidades e necessidades das crianças. Além disso, a modalidade preza pelo desenvolvimento global do indivíduo, ou seja, atua de maneira intensa no desenvolvimento das capacidades e habilidades. É uma atividade que deve ser incentivada a ser praticada com e por prazer em prol da formação do cidadão, construção do conhecimento e desenvolvimento integral das crianças.