Diniz contesta o VAR do futebol brasileiro: “Se isso não foi pênalti, o gramado é azul” - Esporte Jundiaí Diniz contesta o VAR do futebol brasileiro: “Se isso não foi pênalti, o gramado é azul”


  • Fernando Diniz no esporte regional de Jundiaí: Foi campeão da Copa Paulista de 2010 como treinador do Paulista.

O técnico Fernando Diniz, após a derrota do Santos para o Athletico por 1 a 0, na quarta-feira, na Arena da Baixada, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, criticou a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique e contestou o VAR pela forma como é executado no Brasil.

"Arbitragem tem sido determinante, foi hoje e na Vila Belmiro. Jogador colocou a chuteira entre joelho e canela e não foi expulso, mesmo com a análise do VAR (Gabriel Mercado, do Internacional). Lance que determina o Campeonato Brasileiro é a expulsão do Rodinei contra o Flamengo, por exemplo, num lance parecido. O pênalti é pênalti em qualquer lugar, não precisava nem de VAR. Era pênalti antes e depois do Pelé. Era pênalti óbvio. Jogadores do Athletico falaram que era pênalti no banco, tinha gente da Santos TV ali. Era um lance fácil de apitar e o árbitro disse para mim que não foi pênalti. Se isso não foi pênalti, o gramado é azul”, declarou.

“Sou a favor do VAR, mas a ferramenta precisa corrigir injustiças, é importante, mas aqui há confusão, falta de critério e erra em cima de coisas fáceis. Gera um revolta importante. O pênalti contra o Ceará na Vila Belmiro foi menos pênalti do que hoje, mas foi pênalti de acordo com os critérios. O pênalti de hoje é pênalti em qualquer critério de qualquer época. Com o auxílio do VAR, como não se revoltar? Esse tipo de lance pode determinar uma passagem de fase na Copa do Brasil. E de quem é essa responsabilidade? Precisamos discutir mais seriamente, não sabemos os critérios. Cada árbitro tem um critério”, finalizou.

Com a vitória, o Athletico precisa de um empate para avançar à semifinal. O duelo de volta, na Vila Belmiro, só ocorrerá em 14 de setembro. Pelo Campeonato Brasileiro, o Santos voltará a campo para receber o Flamengo no sábado, na Vila, pela 18ª rodada.