Em confronto de potências do goalball masculino, Brasil perde para os Estados Unidos - Esporte Jundiaí Em confronto de potências do goalball masculino, Brasil perde para os Estados Unidos

A seleção brasileira masculina de goalball sofreu a sua primeira derrota nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Enfrentando uma das potências da modalidade, os Estados Unidos, a equipe brasileira perdeu por 8 a 6, em jogo bastante equilibrado. O time do Brasil é comandado pelo jundiaiense Alessandro Tosim, que deseja levar seus atletas pela terceira vez ao pódio paralímpico – foram prata em Londres-2012 e bronze na Rio-2016.

O jogo reuniu as seleções que foram segundo (Estados Unidos) e terceiro (Brasil) na última edição dos Jogos Paralímpicos. Também estavam em quadra seleções que já foram campeãs mundiais – os estado-unidenses venceram em 1982 a competição, enquanto os brasileiros foram os melhores nos Mundiais de 2014 e 2018.

O primeiro tempo foi bastante igual com o time estado-unidense terminando na frente por conta de um gol contra marcado por Josemárcio, o Parazinho no minuto final. Young e Merren anotaram os outros gols dos EUA, enquanto Romário e Josemarcio para os brasileiros.

No começo da etapa final, o Brasil empatou com Leomon. Na sequência cada seleção fez dois gols – Leomon duas vezes para os brasileiros enquanto Simpson e Young anotaram para os estado-unidenses. 

Entre o minuto 7 e 8 do período, os Estados Unidos conseguiram abrir dois gols de vantagem – com tentos de Walker e Young, que foram fundamentais para eles conseguiram administrar o resultado. No fim, Josemárcio anotou um gol para o Brasil, enquanto Young fez um para os estado-unidenses, que assim venceram o jogo por 8 a 6.

Os dois últimos jogos do Brasil nesta fase de grupos serão contra a Argélia, às 8h30, de sexta-feira; e Japão, às 21h do sábado (sempre informamos no horário de Brasília). Com 3 pontos, o Brasil está dentro da zona de classificação do grupo A e se vencer os dois jogos conseguirá a sua ida as quartas de final, sem depender de qualquer outra combinação de resultados.