Futebol feminino: Com chegada a final olímpica, Canadá garante medalha pela 3ª edição seguida - Esporte Jundiaí Futebol feminino: Com chegada a final olímpica, Canadá garante medalha pela 3ª edição seguida

O Canadá pela terceira edição consecutiva dos Jogos Olímpicos estará no pódio do futebol feminino. A vitória por 1 a 0 sobre os Estados Unidos nesta segunda-feira (gol de pênalti de Jessie Fleming), fez a equipe da América do Norte garantiu pelo menos a medalha de prata na Tóquio-2020. Nas edições de Londres-2012 e Rio-2016 as canadenses terminaram com o bronze.

O resultado garante que pelo menos uma seleção do continente americano estará no pódio, o que ocorreu em todas as seis edições anteriores do futebol feminino olímpico.

Na decisão da medalha de ouro, na quinta-feira, às 23h de Brasília, o Canadá terá pela frente a Suécia, medalha de prata no Rio. A Suécia ganhou da Austrália por 1 a 0 (gol de Fridolina Rolfo).

O continente americano foi ao pódio em 1996 com os EUA ganhando o ouro. Em 2000, o EUA foram medalha de prata. Em 2004, a final olímpica foi da América, com EUA vencendo o Brasil por 1 a 0 – fato repetido em 2008. Em Londres-2012, o EUA foi ouro com o Canadá levando o bronze. Na última edição olímpica, em 2016, o Canadá venceu o Brasil por 2 a 1 na disputa da medalha de bronze.