Itupeva inaugura nova pista de skate e half pipe e anuncia escolinha da modalidade - Esporte Jundiaí Itupeva inaugura nova pista de skate e half pipe e anuncia escolinha da modalidade

O esporte deu mais um passo importante em Itupeva. Na sexta-feira (6), o prefeito Marcão Marchi entregou para a população a nova pista de skate e half pipe Luis Fernando Arruda Camargo. Também foi anunciada que o local terá uma escolinha para quem deseja aprender mais sobre a modalidade.

O skatista profissional de Itupeva, Caleb Rodrigues, ressaltou que a nova pista mostra evolução e a preservação da cultura da modalidade no município. “Um momento como esse é muito emocionante. Essas pedras que foram usadas para o acabamento e utilizadas na pista foram cortadas aproximadamente em 1979, e a arquiteta responsável por desenvolver isso determinou a evolução do skate mundial e isso ocorreu em São Paulo. E por meio desta abertura da Prefeitura de Itupeva, conseguimos trazer essa joia para a nossa cidade”, disse.

“Para vocês terem noção, tem pessoas da Alemanha que estarão aqui para andar de skate, assim como de Portugal, da Espanha e dos Estados Unidos, justamente por essa pedra. E isso não é hipocrisia, é a história real do desenvolvimento da modalidade, que trouxemos para Itupeva e o melhor de tudo, através de uma doação. Para nós que vivemos o skate e tudo isso que está sendo mostrado e alcançado pelos brasileiros nos Jogos Olímpicos do Japão é muito importante, pois estamos sendo vistos no meio social como pessoas importantes e isso tem um grande valor”, detalhou.



Na solenidade, o comerciante Gustavo Camargo relembrou o irmão, Luis Fernando Arruda Camargo, que morreu ainda criança e recebeu a homenagem com o nome na pista de Skate. “A prática do skate se assemelha à nossa vida. Afinal, o skatista aprende a cair e assim também acontece em nosso cotidiano, pois também aprendemos a cair e a se levantar e foi justamente isso que aconteceu com a minha família, quando meu irmão, infelizmente, faleceu em um acidente, um atropelamento aos 9 anos. Esse momento foi muito difícil e nós superamos, ou seja, caímos e levantamos. Nossa família fica muito lisonjeada por essa lembrança e também agradece ao prefeito Marcão Marchi”, afirmou.

O prefeito Marcão Marchi explicou como ocorreu o processo de revitalização deste espaço. “Foi difícil quando eu prometi que ia reformar essa pista. Mas a gente que confia em Deus sabe que tudo é no tempo dele, e não no nosso. O Luis Fernando era meu primo, com muito orgulho. Quando cheguei e vi os skatistas já usando o espaço, tive uma sensação muito boa. Só peço que vocês cuidem desse espaço para que, no futuro, Itupeva seja vista no mundo todo, representada por um atleta da nossa cidade”, disse.

O prefeito também anunciou quem será o responsável pela escolinha de skate. “É muito gratificante estar aqui hoje e anunciar que o Caleb será o responsável pela escolinha de skate aqui do nosso município. Você (Caleb) é merecedor. Foi um grande parceiro nosso nessa obra, soube ouvir nossas dificuldades e transformar tudo isso em realidade”, salientou.

A obra, que teve início em fevereiro de 2021, estava prevista para ser entregue em oito meses, porém, com o empenho da Prefeitura e em respeito à população, foi finalizada em seis meses. O local, que faz parte do Complexo Esportivo Dorival Raymundo, recebeu a concretagem da pista, novos obstáculos, com referências na modalidade, pintura, paisagismo, revestimentos e novos sanitários, inclusive adaptados, e a skate plaza.

“Quando assumimos o compromisso com os skatistas da cidade, mesmo com a pandemia, o prefeito Marcão Marchi cumpriu o que havia prometido. É uma honra muito grande ter dentro do Governo Municipal uma política pública que preza o esporte. Sinto-me honrado em fazer parte disso tudo. Agradeço ao Caleb pela liderança e pela ajuda nessa obra. Estamos muito contentes de estar aqui hoje e entregar essa pista maravilhosa, praticamente um sonho. Um momento abençoado em que o skate brasileiro passa a ser visto à nível mundial”, ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo.


Fotos: Prefeitura de Itupeva