Liga das Nações de vôlei tem novo formato para 2022. Confira os detalhes! - Esporte Jundiaí Liga das Nações de vôlei tem novo formato para 2022. Confira os detalhes!

O normal nas competições anuais de seleções organizadas pela Federação Internacional de vôlei é não manter formato. Seja nas finadas Liga Mundial e Grand Prix invariavelmente o formato se modificava quase que todo ano. Parece que esse ‘modo operandis’ também atinge a Liga das Nações. A 4ª edição da competição em 2022 terá novo formato, o segundo diferente. Sai o grupo único com 16 seleções e agora entram duas chaves de oito equipes.

O formato, tanto para os homens como para as mulheres, será com 16 equipes divididas em dois grupos de 8. O detalhe é que os times jogaram 12 vezes contra times do seu grupo – provavelmente dois jogos contra cinco equipes da chave e uma partida contra duas partidas da chave – a Federação Internacional de Vôlei ainda não explicou como será formada a tabela. Os jogos serão divididos em três semanas, sendo que em cada semana, as equipes jogam quatro partidas entre terça e domingo. 

O formato novo foi aprovado por unanimidade. A competição feminina será entre 30 de maio e 17 de julho, enquanto o torneio masculino será entre 6 de junho e 24 de julho.

Avançarão para as quartas de final em cada naipe as quatro melhores seleções de cada grupo. A Federação Internacional acredita que a competição terá uma disputa ainda mais equilibrada e com mais jogos para a torcida.

Depois de ter a edição de 2020 cancelada e a deste ano em uma sede única, na Itália, a do ano que vem será disputada em 12 sedes diferentes. O Brasil é atual campeão no masculino - após superar a Polônia na final, e vice-campeão no feminino - perdendo dos Estados Unidos na decisão.