São Paulo salva o sábado do futebol paulista no Brasileirão - Esporte Jundiaí São Paulo salva o sábado do futebol paulista no Brasileirão

O sábado do futebol paulista no Brasileirão foi salvo pelo São Paulo no fim de noite. O time do Morumbi venceu o Grêmio por 2 a 1, em casa, e se afastou da zona de rebaixamento. Palmeiras e Bragantino diferentemente perderam seus jogos. O Verdão foi superado pelo Atlético Mineiro por 2 a 0, no Mineirão. O time de Bragança Paulista foi derrotado pelo Juventude por 2 a 1, de virada, no Nabi Abi Chedid.

O primeiro jogo do dia foi do Braga. O técnico Maurício Barbieri optou por escalar um time reserva, tendo em vista o jogo de volta das quartas de final pela Sul-Americana, marcado para próxima terça-feira (17), em Bragança Paulista, contra o Rosário Central (ida foi 4 a 3 para o Braga).

O Bragantino saiu na frente aos oito minutos, quando a defesa do Juventude saiu errado e rapidamente Helinho chutou rasteiro no canto de Marcelo Carné.  No segundo tempo, porém, o time gaúcho entrou mais adiantado, criou várias chances e conseguiu a virada. O empate saiu aos 28 minutos, quando a defesa rebateu mal e Wagner pegou de primeira. A virada aconteceu aos 32 minutos, em outra falha da defesa. O goleiro Júlio César se atrapalhou com Haydar já fora da área e a bola sobrou para Wagner, bater por cobertura.

A inesperada derrota ainda deixou o time paulista na quarta posição, com 28 pontos. O Juventude, após conquistar sua primeira vitória fora de casa, atingiu os 19 pontos, ficando por enquanto em décimo lugar e longe da zona de rebaixamento.

A segunda partida do sábado foi do alviverde. Em duelo de líderes, o Palmeiras não conseguiu segurar o Atlético-MG e foi derrotado por 2 a 0 na noite deste sábado. Jogando no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), o time paulista jogou com um a menos desde os 35 minutos, pois Patrick de Paula foi expulso.

Com a vantagem numérica, o Atlético exerceu pressão no fim do primeiro tempo com chutes de Vargas e Jair. Aos 47 minutos, abriu o placar com Savarino, que apareceu dentro da área para completar cruzamento de Guilherme Arana. No segundo tempo, aos 16 minutos, o Atlético ampliou sua vantagem no placar em jogada muito parecida. Guilherme Arana chutou cruzado e Savarino apareceu na pequena área para completar. No lance, o atacante se chocou com o goleiro Weverton, que precisou ser substituído.

Com o resultado, o Palmeiras segue com 32 pontos na vice-liderança, mas pode perder a posição para o Fortaleza, que tem 30 e ainda joga nesta rodada. O Atlético disparou na liderança e agora tem 37 pontos após sua nona vitória consecutiva.

O último jogo do dia foi resolvido apenas no final do segundo tempo. Com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, o São Paulo conseguiu a vitória no confronto direto contra o Grêmio, por 2 a 1, na noite deste sábado (14), no Morumbi, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo sem vários titulares, o São Paulo começou em cima do Grêmio e abriu o placar aos 13 minutos. Vitor Bueno soltou a bomba em cobrança de falta e colocou o time paulista na frente. A vantagem do São Paulo durou apenas seis minutos. Também em cobrança de falta, Vanderson deixou tudo igual para o Grêmio.

Quando parecia que o empate iria ocorrer, aos 47 minutos do segundo tempo, Igor Gomes recebeu cruzamento da esquerda de Rigoni e bateu de primeira no canto esquerdo do goleiro gremista e decretou o triunfo são-paulino.

Palmeiras e São Paulo agora se enfrentam na terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores (ida no Morumbi foi 1 a 1).