Seleção brasileira de goalball termina com três vitórias a primeira fase de Tóquio-2020 - Esporte Jundiaí Seleção brasileira de goalball termina com três vitórias a primeira fase de Tóquio-2020

A seleção masculina de goalball conquistou sua terceira vitória em quatro jogos nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 neste sábado, ao vencer o time da casa, Japão, por 8 a 3. Foi a última partida do time na fase de grupos. O resultado encerra a invencibilidade japonesa no torneio, e deixa o Brasil, comandado pelo jundiaiense Alessandro Tosim, empatado com os anfitriões na liderança do grupo A, com três vitórias e uma derrota. O Japão tem vantagem no critério de desempate (22 a 18 no saldo de gols).

A classificação às quartas de final já estava garantida, mas a seleção ainda aguarda a definição das posições no grupo para saber seu adversário na próxima fase. Os Estados Unidos, únicos a derrotarem o Brasil na primeira fase, ainda fazem dois jogos no grupo, contra Argélia e Lituânia.

Josemarcio foi o artilheiro do dia com cinco gols. Leomon anotou os outros três gols da seleção brasileira na partida. A seleção de Alessandro Tosim anotou 35 gols e sofreu 17. As outras duas vitórias foram contra Lituânia por 11 a 2 e Argélia por 10 a 4.

A seleção brasileira masculina de goalball é uma das favoritas ao ouro, já que conquistou os títulos mundiais em 2014 e 2018. O time venceu Lituânia, Argélia e Japão na fase de grupos e perdeu apenas para os EUA, que também está entre as principais seleções do planeta.