Sem torcida na Série B1 do Paulistão. Governo do estado veta torcedores na competição - Esporte Jundiaí Sem torcida na Série B1 do Paulistão. Governo do estado veta torcedores na competição

O Governo do Estado de São Paulo jogou uma pá de cal para quem sonhava que a Série B1 do Paulistão, a popular ‘Bezinha’ teria torcedores nesta temporada. Somente em novembro, após encerrada a disputa da 4ª divisão do Paulistão, é que torcedores poderão estar presentes nos estádios, o que inviabiliza qualquer chance do fanático pelos 30 clubes de assistir na arquibancada um jogo do seu time em qualquer fase.

O anuncio feito pela secretaria de desenvolvimento econômico do estado, Patrícia Ellen, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, é que público nos estádios paulistas somente em 1º de novembro, uma segunda-feira. A segunda partida da final da Série B1 do Paulistão está marcada para 31 de outubro, um domingo.

Um prolongamento da competição para receber torcedores é pouco provável já que muitos contratos dos atletas se encerram justamente no último dia do mês de outubro. Com isso, pelo segundo ano consecutivo a ‘Bezinha’ em nenhum dos seus jogos terá presença de torcedores. Para as quatro séries do Brasileirão, Copa Paulista, Brasileirão feminino das duas séries, e Paulistão feminino a medida será a mesma – somente a partir de 1º de novembro, como também para o futebol não profissional – futebol de várzea ou futebol amador.

Shows com público em pé e pistas de danças continuam proibidos até 1º de novembro, quando 90% dos adultos devem ter sido completamente vacinados. Nesta data, segundo o governo, todos os eventos estarão liberados no estado.

“Os eventos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restrição de ocupação , mas permanece a restrição de distanciamento. Então, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, disse Patrícia Ellen.

 

Os protocolos estabelecidos pelo governo paulista para o funcionamento desses eventos, inclusive jogos de futebol com público são os seguintes:

  • Uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente
  • Distanciamento de 1 metro e veto de aglomerações de qualquer natureza
  • Respeito aos protocolos de higiene
  • 100% da população adulta com acesso à 1ª dose da vacina


Foto: Thiago Batista / Esporte Jundiaí