Thiago Batista: Barcelona Capela posta vídeo sobre seu treino. E analisamos... - Esporte Jundiaí Thiago Batista: Barcelona Capela posta vídeo sobre seu treino. E analisamos...

O Barcelona Capela, um dos adversários do Paulista na 1ª fase da Série B1 do Paulistão, postou nas redes sociais um vídeo sobre seu treinamento no dia 2 de agosto. Um treino coletivo que a agremiação no Youtube registrou como “jogo-treino” entre titulares e reservas. Apesar de ter uma música o tempo todo e a filmagem ser feita do nível do gramado, é possível observar algumas características do time.

Nos 21 minutos do vídeo, é possível compreender que o time, do treinador Mateus Silva, tentará ao máximo evitar usar o chutão como recurso – tentará o mínimo possível. A saída de jogo nos tiros de meta é curta, com o goleiro sendo uma opção de passe, sendo uma espécie de líbero e se posicionando onde fica a bola.  Os dois zagueiros ficam bem abertos como opções de passe e os laterais ficam mais adiantados. Os defensores tentam sempre sair pelos lados do campo, apesar de algumas vezes tentarem saída pelo meio, como é notado no começo do vídeo. 

Com o goleiro participando da saída de bola, é possível notar um “3-5-3” com a bola do Barcelona do Capela (o goleiro participa do esquema ofensivo do time, por isso 11 jogadores mesmo). Quando a bola está na região do grande círculo um dos volantes recua e fica um 3-4-3, com jogadores sempre bem abertos. Isso é possível ser notado tanto no time de colete, como o time sem colete (não sabemos qual é a equipe titular e qual é a equipe reserva).

O meio-campista de marcação tem a liberdade de fazer uma bola longa ligando os pontas – quase nunca procurando articular o jogo pelo meio. Fica clara que a proposta do time será usar as faixas laterais e velocidade e chegar ao pouco em poucos toques.

Só que é visível a qualidade técnica abaixo da média de uma “Bezinha’ mesmo do Barcelona Capela. O que joga contra também o time nos treinamentos é a qualidade do gramado sintético onde a equipe realiza seus treinamentos: cheio de imperfeições, a bola mais quica do que rola, dificultando o domínio dos atletas. Um gramado sintético não deveria apresentar as condições que foram apresentadas nas imagens gravadas no vídeo. A sorte que o time mandará seus jogos na ‘Bezinha’ no estádio da Rua Javari.

Quem quiser acompanhar o vídeo de 21 minutos do treino coletivo do Barcelona Capela, pode conferir neste link: https://www.youtube.com/watch?v=8l2fhs-7Yoo.