Alessandro Tosim disputará a sua segunda final paralímpica na carreira com o goalball - Esporte Jundiaí Alessandro Tosim disputará a sua segunda final paralímpica na carreira com o goalball

Ele não está efetivamente dentro de quadra, mas seu coração estará junto com os seus atletas. O jundiaiense Alessandro Tosim pela segunda vez na carreira estará presente numa final dos Jogos Paralímpicos no comando da seleção brasileira de goalball masculino. Nesta quinta-feira, o Brasil venceu a Lituânia novamente, desta vez pela semifinal por 9 a 5, conquistando vaga na final.

A decisão será contra a China às 7h30 da manhã desta sexta (3). O resultado já iguala a melhor campanha do Brasil no goalball masculino dos Jogos Paralímpicos, medalha de prata em Londres-2012. Perdeu a decisão para a Finlândia por 8 a 1. Quatro anos mais tarde, na Rio-2016, a segunda medalha, um bronze. Naquela ocasião, o time foi derrotado na semifinal para os Estados Unidos por 10 a 1 e venceu a Suécia por 6 a 5 na disputa pelo pódio. Esses resultados com o jundiaiense Tosim no comando da seleção.

Na partida semifinal contra os lituanos, o destaque brasileiro foi Parazinho, autor de seis gols. Leomon marcou dois e Romário fez um.

O Brasil chega à final com uma campanha de cinco vitórias e uma derrota. A China tem uma campanha um pouco mais modesta: quatro vitórias e duas derrotas em toda a competição.