Jundiaí no pódio! Thomaz Ruan de Moraes é prata nos Jogos Paralímpicos - Esporte Jundiaí Jundiaí no pódio! Thomaz Ruan de Moraes é prata nos Jogos Paralímpicos

O jundiaiense Thomaz Ruan de Moraes está na história do esporte paralímpico do Brasil. O atleta de 20 anos, criado na Vila Ana, conquistou neste sábado a medalha de prata na final dos 400m rasos na categoria T47 (categoria de competidores com amputação abaixo do cotovelo ou punho).  

O atleta de Jundiaí completou a prova em 47seg87, estabelecendo novo recorde brasileiro para a categoria nesta distância. Ele terminou a frente do compatriota Petrucio Ferreira dos Santos, que terminou a disputa em 48seg04. O ouro foi para o marroquino Ayoub Sadni, com 47seg38, que estabeleceu o novo recorde mundial e paralímpico para a distância.

Na prova, Thomaz Ruan, que começou sua carreira no Peama, projeto de Jundiaí, liderou os primeiros 150 metros. O marroquino encostou no jundiaiense na curva final, e ambos entraram juntos brigando pelo primeiro lugar na entrada do “tiro direto”. Apenas nos 50 metros, Sadni conseguiu assumir a liderança com a vantagem, e Thomaz Ruan mesmo sem fôlego nos 15 metros finais, graças ao seu sprint no começo conseguiu superar “o rival” brasileiro Petrucio e ser o melhor do país na prova e levar a medalha de prata para Jundiaí.